terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ahhh, os irmãos...

eu recomendo a quem quer ter filhos que os tenham. 
mas eu recomendo fortemente que tenham mais que um filho. e garanto: pouca coisa é tão bonita quanto ver a construção da relação de irmãos. dura construção, árdua - mas linda!

eu não posso falar de irmãos que têm a idade próxima. mas eu posso decididamente falar da diferença boa de idade. e tenho por certo que leva a um orgulho mútuo. 

emociona ver o grandinho e a pequena comemorando cada passinho que o mini menino dá. cada aprendizagem dele é um evento aqui em casa. 

agora ele está engatinhando e o grandinho observa, ri, se diverte e seus olhos de menino briiiilham. a pequena bem faz suas estripulias com o mini menino, testa as capacidades dele e morre de dar risadas. assim ele vai aprendendo um pouquinho mais rápido. e diz ai, que bonitinho!, a cada vez que vê seus dentinhos novos. 

parece-me que não tem melhor jeito de aprender o cuidado que na relação de irmãos.  bom era ter filhos indefinidamente, pra não existir o mais novo. 

dizem que o caçula é mimado. não é, ele só não tem aquela chance que os outros tiveram de, ainda criança, aprender a cuidar de outra criança, de sentir os olhinhos brilhando e o peito se enchendo de coração a cada conquista daquele que é só um pouquinho menor que ele mesmo. 


3 comentários:

  1. Isa - que lindo . Realmente, filhos sao um grande presente que Deus nos da - ou melhor - que Deus nos empresta. Como amo ser mae -- e com amo ser avo!!

    ResponderExcluir