segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Medo compartilhado, medo dissipado

na casa da querida madrinha do grandinho - uma linda indiazona que me ensinou a ser quem eu sou - ele estava brincando de dar sustos no minimenino. faz isso não, meu filho, susto assim pode virar o vento do seu irmão, a madrinha reclamou com ele. e eu completei: menino de vento virado é danado!

danado só, não, ela disse. é danado e fica também com a perna assim, uma maior que a outra, ela mostrou com os braços. quando toma um susto o menino retesa a coluna e fica com o músculo torto, por isso a perninha fica torta. e pra desvirar o vento, uuuiiii!, dá uma trabalheira! tem que pegar o menino e colocar de ponta cabeça. aí encosta os pezinhos dele na soleira da porta, ajeitando as duas perninhas pra ficarem do mesmo tamanho de novo. três vezes. cada vez que encosta a perninha dele lá no alto faz uma reza. e hoje em dia, meu filho, não é qualquer um que faz isso, não. aqui, mesmo, é só a Dona Maria Coração, mais ninguém consegue mais desvirar vento de menino. faz isso não, não fica assustando seu irmão, não.


e assim, o medo de que os sacis, uiaras e etc sumam do mapa se dissipa como que por mágica numa tarde de domingo.


3 comentários: